Orgulho e Preconceito

Author: Jane Austen

Format: Paperback

Pages: 284 pages

Language: Portuguese

Published: 1975

Jane Austen pertence àquele reduzido número de grandes escritores cujo nome e obra resistiram à erosão do tempo. Nascida em 1775, em Hampshire (Inglaterra) a morte colheu-a em 1817, quando muito havia ainda a esperar do seu talento.

Mesmo assim, deixou-nos um lote de grandes obras literárias, em que avultam Sense and Sensibility, Mansfield Park e Emma todas publicadas a coberto de um discreto anonimato. Isso explica que só depois da sua moite o nome de Jane Austen se tenha tornado conhecido e a sua obra apreciada como das mais representativas da literatura inglesa do século passado.

Orgulho e Preconceito, que ora apresentamos, é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen. Com o fino poder da observação que lhe era próprio, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez e interesse, pelo orgulho e pelos preconceitos de classe. Esse orgulho e preconceito que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundas raízes no coração humano.

Close Menu